Está aqui

• Sua Excelência Paul Kagame do Ruanda, o Presidente Anfitrião, Sua Excelência Felix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, o Muito Honorável Raila Odinga, Alto Representante para o Desenvolvimento de Infraestruturas na União Africana, e Sua Excelência Moussa Faki Mahamet, Presidente da Comissão da União Africana posam para uma fotografia no final do primeiro dia de deliberações, em conjunto com a direção da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.
    NMG
  • Sua Excelência Paul Kagame do Ruanda, o Presidente Anfitrião, Sua Excelência Felix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, o Muito Honorável Raila Odinga, Alto Representante para o Desenvolvimento de Infraestruturas na União Africana, e Sua Excelência Moussa Faki Mahamet, Presidente da Comissão da União Africana posam para uma fotografia no final do primeiro dia de deliberações, em conjunto com a direção do Nation Media Group e o Dr. Azim Lakhani, representante diplomático da AKDN no Quénia.
    NMG
  • Sua Excelência Paul Kagame do Ruanda, o Presidente Anfitrião, Sua Excelência Felix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, o Muito Honorável Raila Odinga, Alto Representante para o Desenvolvimento de Infraestruturas na União Africana, e a Dra. Vera Songwe, Secretária Executiva da Comissão Económica da ONU para África, discutem os próximos 60 anos em África, no Fórum de Ideias Kusi em Kigali, Ruanda.
    NMG
"A força de África sempre foi o seu povo"

Sua Alteza o Aga Khan deixa uma mensagem ao Kusi Ideas Festival no Ruanda

Kigali, Ruanda, 8 de Dezembro de 2019 - “A força de África sempre foi o seu povo. A sua resiliência, o seu sentido de comunidade e autoajuda, a sua criatividade e desenvoltura... são responsáveis pelo progresso do continente e por uma animadora perspetiva de futuro." Esta foi a mensagem proferida em nome de Sua Alteza o Aga Khan, 49.º imam hereditário (líder espiritual) dos muçulmanos xiitas ismailis e fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) durante a sessão de abertura do Kusi Ideas Festival, um encontro com mais de 500 influentes líderes, académicos, empresários e inovadores de todo o continente africano.

O Kusi Ideas Festival foi coorganizado por Sua Excelência Paul Kagame, Presidente da República do Ruanda, e teve a presença de Sua Excelência Felix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, Sua Excelência Moussa Faki Mahamet, Presidente da Comissão da União Africana, o Muito Honorável Raila Odinga, Alto Representante para o Desenvolvimento de Infraestruturas na União Africana e da Dra. Vera Songwe, Secretária Executiva, Comissão Económica da ONU para África, entre outros líderes ilustres.

Referindo exemplos que comprovam inequivocamente que África é hoje um continente de esperança e confiança, o Aga Khan salientou que África oferecia oportunidades de emprego e investimento, para além de um novo mercado para bens e serviços.

Ele lembrou aos líderes reunidos na Conferência que eles têm a responsabilidade de "de ajudar pessoas e comunidades a construir alicerces fortes e resilientes que garantiam um progresso sustentável e mudanças positivas duradouras, e de apoiar e elevar as vozes de esperança da juventude do continente." Acrescentou ainda que isto poderá ser alcançado com maior celeridade quando o governo, o sector privado e as instituições da sociedade civil colaborarem para criar um ambiente propício onde as pessoas possam planear e construir o seu futuro e o das gerações futuras das suas famílias.

O Aga Khan disse que o Imamat Ismaili (instituição ou gabinete do imam) e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento estão determinados em expandir os nossos esforços, em parceria com terceiros, para melhorar a qualidade de vida de todos os africanos.

O Kusi Ideas Festival é uma conferência anual de dois dias criada pelo Nation Media Group no âmbito das celebrações do seu 60.º aniversário este ano, com o objetivo de começar a construir um "mercado pan-africano de transação de ideias" para aproveitar as oportunidades e inovações disponíveis para África. Os temas abordas na conferência deste ano incluem as alterações climáticas, segurança alimentar e segurança humana, a criação de um continente sem fronteiras, os média e a democracia, cultura e desporto, assim como as economias sustentáveis.

O Nation Media Group, fundado por Sua Alteza o Aga Khan em 1959, é a maior empresa de comunicação da África Oriental e Central, com presença na imprensa escrita, na rádio e televisão, e no digital, e procura melhorar a qualidade de vida das pessoas, servindo o continente como os Média de África para África.

O Dr. Azim Lakhani, representante diplomático da AKDN no Quénia, leu a mensagem de Sua Alteza o Aga Khan durante a Cerimónia de Abertura do Kusi Ideas Festival, após o discurso de abertura do Dr. Wilfred Kiboro, Presidente do Nation Media Group.

Para mais informações, por favor, contacte:

Farrah Nurani
Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Quénia)
Responsável pelos Serviços de Comunicação
Telemóvel: +254 722 517317
Email: farrah.nurani@akdn.org
www.akdn.org

NOTA:

A AKDN em África

Sob a liderança de Sua Alteza o Aga Khan e do seu avô antes dele, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento tem vindo a contribuir há mais de 100 anos para o desenvolvimento de África. A AKDN está presente em 14 países em todo o continente, desde o Egipto a Norte até às Ilhas Maurícias a Sul. A Rede tem impacto sobre mais de 14 milhões de beneficiários diretos e indiretos e emprega mais de 35.000 africanos.

As agências de desenvolvimento social sem fins lucrativos da AKDN trabalham em mais de 10 sectores em África, desde a saúde e educação à sustentabilidade ambiental, proteção dos habitats e conservação e restauração cultural. As suas agências com fins lucrativos trabalham nos sectores das finanças, indústria, turismo, média e desenvolvimento de infraestruturas e reinvestem as mais-valias em atividades de desenvolvimento.

As agências da AKDN estabelecem parcerias com mais de 25.000 organizações da sociedade civil e com mais de 100 parceiros de financiamento. O orçamento global anual da AKDN para atividades de desenvolvimento social é de cerca de mil milhões de dólares, com uma percentagem substancial destinada a África.